SindeturPR230315Fundado em 21 de março de 1975, e constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica das Empresas de Turismo, O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Paraná, compartilha a história do turismo no estado, com uma trajetória de lutas e conquistas registradas em suas atas, onde constam nomes de pioneiros do turismo no estado.

” Em janeiro de 1976, constatamos em uma dessas atas de reunião diretiva, nomes como os do senhor Sidney Catenaci, David Klassen e Zelman Boiko, entre outros, que discutiam assuntos como: Notificar e cobrar do Governo da época os direitos dos agentes de viagem, quanto a representação de seus clientes junto ao Instituto de Identificação, assim como, cobrar explicações de um proprietário de restaurante de Paranaguá que fazia propaganda, incentivando os turistas a visitarem a cidade sem intermediários, para economizar”. Diz o Sr. Nelson Pires de Moraes Jr. Presidente do Sindetur-PR

“Sintetizado em apenas um momento, vemos que os problemas não mudaram muito, assim como, a luta desse sindicato, que é contínua e, resiste a muitas batalhas. Precisamos reverenciar essas pessoas que lutaram e lutam por ideais, de justiça, ética, valorização e outros propósitos em defesa dos agentes. Ao agradercemos nomes como os de Clementino Batista Dezordi, Sidney Catenaci, Samir Karam, Maria Helena Canet, Eraldo Palmerini, Paulo Cezar Pereira Gruber e Aroldo Schultz, todos ex-presidentes desse sindicato, agradecemos todas as demais pessoas que compuseram essas diretorias, e juntas propiciaram estarmos comemorando 40 anos de história .” Finalizou o Sr. Nelson.

Na sexta-feira dia 20/03, o Sindetur-PR realizou um evento comemorando os 40 de fundação, patrocinado pela Sistema Fecomércio-PR | Sesc | Senac | IFPD e Aeroporto Executivo, realizado no edifício da Fecomércio em dois momentos: No primeiro momento, na plenária,  o Sindetur-PR lançou seu selo comemorativo e homenageou personalidades como, o Sr. Darci Piana, Sidney Catenaci, ex-presidente que mais atuou à frente da entidade, Eraldo Palmerini, diretor e um dos primeiros sócios, e Clementino Batista Dezordi, membro fundador. No segundo momento, no andar superior, os convidados foram recepcionados com um saboroso jantar servido pela competente equipe do Senac.

Juntamente com os associados, estiveram presentes: Sr. Ari Faria Bitencourt, vice-presidente do sistema Fecomércio, Sesc, Senac, representando o Sr. Darci Piana; Manoel Jacó Garcia Gimenes, diretor presidente do Paraná Turismo; Luiz Gonzaga Fayzano Neto, presidente do Sinditiba; Antonio Miguel Espolador Neto, presidente da Associação Comercial do Paraná; João Jacob Mehl, Presidente do Seha; Edenir Zandona Junior, presidente do Sindifarma; e as Sras. Alice Zandoná, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestor a de Negócios de Curitiba; Sra. Jilcy Rink, presidente da Abrasel-PR; Luci Jacomel, representando o Sr. Isac Bravo Presidente da Abgtur; Sonia Mendes, coordenadora da Câmara de Turismo da ACP; Lucia Kispergher, presidente do Sindgtur e Josanne Rizental Savas, representando da ABAV-PR.

O Sindetur-PR, tem cadeiras no Conselho Municipal de Turismo de Curitiba – COMTUR,  na Câmara Setorial de Turismo da ACP, no Conselho de Segurança da Área Central de Curitiba – Conseg, assim  como, participa constantemente de diversas atividades e discussões referentes ao turismo.

Com convênios médicos e clínicos, entre outros, acaba de iniciar uma parceria com a Gazeta do Povo, para trazer informações sobre o mercado de turismo e oferecer espaços publicitários para as ofertas das suas agências associadas. Continua atento às políticas governamentais e comerciais, que podem afetar o mercado, e na luta pela valorização do agente de viagens, com sua campanha; “Viaje com o Agente”.

Fotos: Crédito Panorama do Turismo. Ari Faria Bitencourt, vice-presidente do Sistema Fecomercio-PR, Sesc e Senac, recebe homenagem em Nome do Sr. Darci Piana, Presidente Fecomércio-PR, das mãos do Sr. Isac Gervásio, Presidente em exercício do Sindetur-PR | Sidney Catenaci, homenageado da noite, membro fundador e ex-presidente com maior número de mandatos à frente do Sindetur-PR e o Senhor Isac cortam o bolo comemorativo. | Foto do Quadro com selos comemorativos, presenteado aos homegeados.